Estabelecida para tornar o setor de TI mais estratégico e ativo, a Governança de TI permite combinar as atividades que fazem parte desse setor e desenvolvê-las com base nas necessidades e objetivos da empresa. Por conta do avanço da transformação digital, a Tecnologia da Informação é um dos setores mais importantes e promissores da atualidade. Por essa razão, a falta de governança de TI pode trazer muitos problemas para um negócio.
Pensando no sentido estratégico dessa área, podemos dizer que o setor de TI é essencial para o bom funcionamento do negócio. Por esse motivo, é muito importante que as empresas acompanhem as mudanças no mercado, trazendo mais organização para o TI e ampliando seu potencial com base na tecnologia.
Presente na rotina diária da empresa, a Governança de TI exerce um papel fundamental. Entenda melhor o papel da Governança de TI dentro de uma empresa através do vídeo abaixo:
O que é governança de TI?
A Governança de TI permite que as ações organizacionais da empresa sejam guiadas e controladas com base em um conjunto de habilidades, competências e diretrizes.
Dessa forma, os gestores conseguem estabelecer um processo de tomada de decisões mais inteligente e assertivo, e trazer ainda mais segurança para as informações armazenadas e manipuladas pelo negócio.
Isso significa que, na prática, a Governança de TI consegue estabelecer paradigmas para o funcionamento do TI dentro de uma organização. Com ela, é possível analisar se todos os políticas, regras e normas estão sendo seguidas de acordo com o estabelecido, e se estão equilibrados com a missão, visão e os valores da empresa.
Qual é o papel da governança de TI?
De maneira simplificada, o objetivo da governança de TI é:
- Fornecer suporte para um processo de tomada de decisões mais embasado;
- Proporcionar uma maior segurança dos dados e informações armazenadas;
- Aplicar os recursos disponíveis de uma maneira mais otimizada;
- Garantir um controle ativo dos processos internos da empresa.
- E muito mais.
Desta forma, podemos ver que a Governança de TI está diretamente relacionada com a governança corporativa. Dentro de uma empresa, a falta de governança de TI é prejudicial, uma vez que os gestores não conseguirão embasar a elaboração de estratégias de negócio. A Governança de TI auxilia na definição de metas e objetivos da empresa sendo um dos principais pontos no planejamento estratégico dos negócios.
O que ela pode fazer pela sua empresa?
Todos nós sabemos que a tecnologia tem um papel fundamental no andamento dos negócios, independentemente do segmento ou setor de atuação. Contudo, a tecnologia também representa um grande risco, principalmente diante dos ataques cibernéticos recorrentes que podemos observar.
Nesse sentido, a governança de TI é um recurso fundamental para que os riscos do setor sejam gerenciados com inteligência e seja possível trazer ainda mais segurança para as informações. Como mecanismo de controle, a Governança de TI ajuda a proteger as informações, reduzir os custos com a operação e dar suporte ao planejamento estratégico do negócio.
Muito mais do que controlar o bom funcionamento dos equipamentos, a Governança de TI demanda uma visão clara e visionária, que permita que a empresa observe oportunidades de crescimento com base em dados realistas e metas alcançáveis.
Vantagens da sua implementação
Com relação à implementação, a Governança de TI pode garantir diversos benefícios, como:
Redução de custos
Uma vez que a governança de TI consegue trazer um controle mais inteligente para os processos, ela também permite que os gestores identifiquem demandas prioritárias e direcionem o foco para melhores práticas. Dessa maneira, a empresa consegue garantir os resultados esperados com assertividade e inteligência.
A redução de custos permite que a empresa gere melhores resultados e reduza os gastos que antes eram dedicados ao retrabalho. Com isso sobra mais tempo para atividades mais importantes e os recursos são direcionados de uma maneira mais inteligente.
Maior segurança da informação
Esse é um dos benefícios mais relevantes quando o assunto é governança de TI. Com a recente aprovação da Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, podemos ver que a segurança dos dados é um assunto muito importante, sendo debatido ao redor de todo mundo.
Um dos principais problemas da falta de Governança de TI, é que sem ela, não é possível proporcionar estruturas e ferramentas tecnológicas que permitam evitar o vazamento de dados. Essa estratégia é imprescindível para negócios que desejam aumentar a segurança dos seus dados.
Gerenciamento de riscos
Seguindo o raciocínio da segurança da informação citada anteriormente, a Governança de TI ajuda a antecipar riscos e problemas de forma a garantir uma previsibilidade maior, trazendo mais tranquilidade aos processos e também aos gestores.
Aumento da produtividade
Direcionando os recursos de maneira mais inteligente, a governança de TI também ajuda a aumentar a produtividade do negócio, colocando em prática todos os benefícios que a tecnologia proporciona e otimizando processos inadequados.
Inovação
Com o avanço da transformação digital, podemos observar que a Inovação é a palavra da vez. Com base em recursos tecnológicos a empresa consegue trazer ainda mais inovação para todos os setores e realizar as suas atividades com mais inteligência.
No mercado atual é praticamente impossível fugir da transformação digital, e isso não significa apenas que você apenas precisa comprar dispositivos mais tecnológicos. É preciso que aconteça uma transformação completa da cultura organizacional da empresa de forma compreender o papel relevante que a tecnologia tem na nossa rotina.
Como garantir uma boa governança de TI
Uma boa governança de TI leva tempo e demanda um grande trabalho. Contudo, ela pode oferecer benefícios extremamente importantes para os que buscam mais crescimento e segurança de dados. Confira algumas dicas de implementação que podem ajudar o seu negócio:
1- Conte com a ajuda da tecnologia
Atualmente, existem no mercado diversas soluções que permitem que os gestores tenham um controle mais completo de diversos aspectos. Um exemplo disso é a utilização correta da internet dentro da empresa. Embora seja um recurso essencial, a internet também possui diversas armadilhas que podem prejudicar a segurança da empresa. O Lumiun Box é uma ferramenta completa que pode ajudar a sua empresa a alcançar um padrão de qualidade superior.
2- Mantenha uma comunicação constante entre os setores
Embora a Governança de TI seja implementada nesse setor, é muito importante que exista um canal de comunicação com todos os demais setores que utilizem a tecnologia na sua rotina diária.
3- Integração
Quanto mais integrado tiver estiver a sua equipe, maior será o alinhamento das metas e melhores serão os resultados obtidos com a implementação.
4- Estipule metas de médio e longo prazo
Para que os procedimentos sejam atualizados de forma entregar o maior valor para o negócio, as metas de médio e longo prazo devem ser estabelecidas. Com isso a empresa consegue identificar oportunidades e tendências que podem agregar valor ao negócio.
5- Utilize métricas
Para saber se a implementação está entregando os resultados esperados, é muito importante que o gestor utilize métricas realistas sobre o estado de cada um dos setores. Dessa forma, ele consegue corrigir problemas com mais eficiência e otimizar a rotina dentro do negócio.
6- Considere as normas locais e regras de compliance
É imprescindível saber quais são as regras que afetam a sua empresa e o que deve ser mudado para que haja uma total adequação.
Falta de Governança de TI é um grande problema!
Como vimos, a falta de Governança de TI é muito prejudicial. Essa é uma estratégia altamente valiosa, que pode trazer muitas vantagens para o seu negócio. Além de contribuir para uma gestão mais eficiente, ela também ajuda a aumentar a segurança dos dados armazenados e utilizados dentro da empresa.
O Lumiun Box é uma das ferramentas mais importantes para empresas que buscam implementar uma Governança de TI completa e eficiente. Permitindo que os gestores controlem o acesso à internet com mais precisão e totalmente personalizável, essa ferramenta pode ser uma aliada poderosa do seu setor de TI, trazendo mais produtividade e segurança.
No nosso site você poderá encontrar diversos materiais sobre o assunto, que podem te ajudar a compreender com mais precisão como a falta de Governança de TI pode prejudicar a gestão do seu negócio. Clique aqui e aprenda mais sobre essa estratégia!