Na edição n°71 da Semana da Segurança na Internet registros do Linkedin à venda na dark web, crescem novas fraudes na internet, empresa condenada por vazar dados de cliente e muito mais.
Notícias
Conhecimento público geral sobre ciberataques ainda é baixo, confirma pesquisa
Segundo uma pesquisa conduzida pela empresa de segurança Armys entre 2 mil profissionais dos Estados Unidos, uma parte considerável deles ainda não têm muito conhecimento sobre os riscos e consequências que ataques virtuais podem trazer.
Por Felipe Gugelmin em Canaltech
A Microsoft aprovou um driver do Windows bloqueado com malware rootkit
A Microsoft admitiu na sexta-feira que assinou um código de driver malicioso de terceiros enviado para certificação por meio de seu Programa de Compatibilidade de Hardware do Windows.
Por Thomas Claburn em The Register
700 mi de registros “do Linkedin” à venda na dark web
Um usuário de um fórum frequentado por cibercriminosos está anunciando para venda um arquivo contendo 700 milhões de registros de pessoas, que segundo ele pertencem ao Linkedin.
Por Paulo Brito em CISO Advisor
Na pandemia, novas fraudes crescem na internet e afetam brasileiros
Convenhamos: ninguém estava preparado para o que 2020 nos trouxe. A pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV2), além de mudar a vida de milhões de pessoas ao redor do mundo, também causou uma série de mudanças estruturais e culturais na sociedade.
Por Ramon de Souza em The Hack
Empresa é condenada por vazar dados de cliente após venda pela internet
O vazamento de dados do consumidor em website destinado a compras on-line, ainda que por curto período, revela “falha de segurança” e gera dano moral indenizável. A conclusão é da 26ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), que condenou a empresa Sodimac a indenizar um cliente em R$ 2 mil. O colegiado aplicou ao caso a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) – Lei nº 13.709/2018.
Por Eduardo Velozo Fuccia em Vade News
Como a pandemia está mudando dramaticamente a cibersegurança nas empresas
Os esforços de segurança cibernética precisam ser atualizados para evitar que uma segunda crise surja: nos dispositivos e redes digitais vitais às organizações.
Por Carlos Rodrigues em Administradores
Como identificar e prevenir o recebimento de spam
Diferente do que a maior parte dos usuários de internet acreditam, existem diversos tipos de estratégias de spam, e mesmo sendo um termo considerado “antigo”, ainda é muito utilizado por criminosos digitais na tentativa de extorquir, roubar, danificar ou sequestrar informações e dispositivos, principalmente de empresas e profissionais.
Por Kelvin Zimmer em Lumiun Blog
REvil ameaça publicar 450 GB de dados do Grupo Fleury
Os operadores do ransomware REvil (ou Sodinokibi) publicaram sexta (25), às 13h em seu site de vazamentos na dark web seis imagens que alegam terem sido baixadas no acesso que obtiveram à rede do Grupo Fleury de medicina diagnóstica. As imagens são de dois documentos pessoais, duas solicitações de exames e duas faturas. No entanto, os cibercriminosos afirmam que têm 450 GB de dados em seu poder, roubados de servidores da empresa.
Em CISO Advisor
Número de golpes com e-mails falsos de empresas quase dobra entre abril e maio
Uma das maneiras mais fáceis de se proteger na internet é ficar atento ao recebimento de e-mails com endereços suspeitos e denunciá-los assim que eles chegam à caixa de entrada. No entanto, isso não impediu o crescimento de golpes baseados em mensagens falsas, que agora conseguem se disfarçar com endereços legítimos e com a identidade visual e a linguagem usadas por empresas conhecidas.
Por Felipe Gugelmin em Canaltech
Pela primeira vez na história, G7 cita crime cibernético como ameaça global
Entre os dias 11 e 13 de junho, os líderes de sete países considerados as maiores potências do mundo — Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Reino Unido e Estados Unidos — se reuniram em Cornualha (Inglaterra) para a 47ª reunião da cúpula do G7.
Por Ramon de Souza em The Hack
Gastos do do Governo do Reino Unido com treinamento em segurança cibernética aumentam 500% em um ano
O Cabinet Office gastou quase 300 mil Euros em treinamento relacionado à segurança cibernética para sua equipe no ano passado – um aumento surpreendente de quase 500% em relação ao ano anterior.
Por Tim Richardson em The Register
Podcast
SegInfocast
- Podcast na área de Segurança da Informação
- Todas as quintas-feiras
- Gratuito
Você ainda não está inscrito na nossa newsletter para receber esse conteúdo semanalmente no e-mail? Então se inscreva através do link abaixo:
https://conteudo.lumiun.com/semana-da-seguranca-na-internet
Compartilhe o link com seus colegas e amigos.