Na edição nº 149 da Semana da Segurança na Internet, ransomware em hospital afeta 270 mil pacientes, novo trojan bancário no Brasil, informações de 400 milhões de usuários do Twitter estão à venda, 15% dos usuários de internet sofreram um ataque cibernético em 2022 e muito mais.
Notícias
15 vulnerabilidades de segurança mais exploradas em 2022
O ano de 2022 está chegando ao fim e, com ele, mais um ciclo de ameaças digitais e explorações de vulnerabilidades. Antes que o ano novo comece, iniciando mais uma sequência de novos golpes e ataques, é importante olhar para trás e conhecer as 15 vulnerabilidades mais utilizadas nos últimos 12 meses em ataques contra usuários e, principalmente, organizações.
Por Felipe Demartini em Canaltech
Ataque de ransomware em hospital afeta 270.000 pacientes
O Lake Charles Memorial Health System (LCMHS) enviou um aviso de uma violação de dados que afeta quase 270.000 pessoas que receberam atendimento em um de seus centros médicos. Estima-se que uma campanha maciça de fraude publicitária usando o Google Ads e ‘popunders’ em sites adultos tenha gerado milhões de impressões de anúncios em artigos roubados, fazendo com que os fraudadores estimassem US $ 275 mil por mês.
Por Bill Toulas em Bleeping Computer
Pesquisadores detectam novo trojan bancário direcionado a usuários no Brasil
A ameaça afeta os sistemas operacionais Windows e é propagada através de campanhas que utilizam o nome de instituições bancárias conhecidas no país.
Por Fernando Tavella em We Live Security
Informações roubadas em mais de 400 milhões de contas do Twitter aparentemente à venda
Um criminoso neste fim de semana de Natal disse que está disposto a vender informações públicas e privadas em mais de 400 milhões de contas do Twitter. Segundo ele, esses dados incluem informações que qualquer um pode descobrir – contagens de seguidores, data de criação da conta, etc. – bem como detalhes privados, como endereços de e-mail e números de telefone de tweeters.
Por Iain Thomson em The Register
Bloquear ou não bloquear o WhatsApp na empresa?
O controle de acesso à internet se tornou uma prática muito comum entre as empresas, principalmente por conta dos inúmeros benefícios que ele pode proporcionar. Bloquear o WhatsApp é uma das medidas mais utilizadas pelas empresas que buscam garantir uma maior produtividade e segurança na internet.
Por Kelvin Zimmer em Lumiun Blog
Cada vez mais as organizações aceitam que serão alvo de um ciberataque
Com o número de ciberataques a aumentar a cada dia, a necessidade de garantir a segurança das pessoas e empresas aumentou e, com ela, cresceu também a vontade de aprender a prever situações de perigo, de forma a reduzi-las ao máximo.
Em Brand’s Eco
15% dos usuários de internet sofreram ataques durante 2022
15,3% dos usuários de internet em todo o mundo foram alvo de pelo menos um ataque cibernético ao longo de 2022.
Por Felipe Demartini em Canaltech
BTC.com perdeu $ 3 milhões em criptomoeda em ataque cibernético
O BTC.com, um dos maiores pools de mineração de criptomoedas do mundo, anunciou que foi vítima de um ataque cibernético que resultou no roubo de aproximadamente US$ 3 milhões em criptoativos pertencentes a clientes e à empresa.
Por Sergiu Gatlan em Bleeping Computer
Dados de 13 milhões de usuários são expostos em ataque a sistema da SPTrans
A SPTrans informou que os cartões de Bilhete Único estão funcionando normalmente e que os saldos não foram afetados. De qualquer forma, a orientação é que os usuários troquem suas senhas de acesso.
Por Francisco Camurça em We Live Security
Podcast
Confira as tendências para 2023 apontadas pelos especialistas da ESET
- Confira o quinto episódio do podcast Conexão Segura. Desta vez, a equipe de pesquisa e investigação da ESET analisou três tendências com as quais poderemos nos deparar em 2023.
- Gratuito.
Você ainda não está inscrito na nossa newsletter para receber esse conteúdo semanalmente no e-mail? Então se inscreva através do link abaixo:
https://br.lumiun.com/semana-da-seguranca-na-internet
Compartilhe o link com seus colegas e amigos.