É praticamente impossível imaginar uma empresa sem acesso à internet. Com parte ou todos os funcionários da empresa em home office então, as chances destes profissionais não estarem conectados é quase nula.
Porém, ao revolucionar o modo de trabalho, e facilitar o trabalho das empresas que estão enfrentando a pandemia, a internet, sendo usada da forma incorreta, pode trazer diversos problemas, principalmente para quem está em home office.
Nesta modalidade de trabalho, é comum o uso deliberado da internet e uma certa falta de controle das tarefas e acessos dos funcionários por meio dos gestores. Estas práticas prejudicam a empresa e apresentam uma ameaça à produtividade das equipes e também, aos dados e informações confidenciais e sensíveis da empresa.
Muitas empresas fazem o controle de acesso à internet, porém, normalmente na forma presencial, dentro das dependências da companhia. O que muitos gestores e profissionais de TI não sabem é que mesmo remotamente, é possível bloquear sites para funcionários em home office, beneficiando colaboradores e empresários.
Como bloquear sites impróprios dos funcionários em home office?
Hoje, existem diversas ferramentas que não apenas fazem o bloqueio de sites, mas também, restringem o uso da internet e o acesso remoto aos dados da rede interna da empresa, ajudando na fluidez dos sistemas e mantendo os dados utilizados nas conexões, mais seguros.
Abaixo, confira algumas formas de gerenciar a internet dos profissionais em home office, bloqueando sites fora do escopo de trabalho.
Configuração de navegadores
Não importando muito qual sistema operacional é utilizado no dispositivo do usuário, a maior parte dos navegadores de internet oferecem em suas configurações de segurança opções de bloqueio de sites.
Obviamente, essa configuração deve ser feita manualmente e individualmente, tomando tempo do profissional responsável, por ter que ser feita remotamente, e também, é uma opção não muito eficaz, afinal, usuários com um pequeno conhecimento em tecnologia, ou uma simples pesquisa no Google, consegue burlar este bloqueio, desativando a configuração.
Outro ponto negativo é que o bloqueio é feito permanentemente, e caso o dispositivo do funcionário remoto seja pessoal, o bloqueio permanecerá mesmo fora do horário de trabalho.
Porém, é uma forma básica e de fácil aplicação, servindo para pequenas equipes e sem custos.
Hosts
A grande maioria das empresas utilizam computadores com sistema operacional Windows. Nele é possível, com apenas algumas mudanças no arquivo Hosts, bloquear qualquer site impróprio que você não deseja que seus colaboradores acessem durante o horário de trabalho.
O Hosts é um arquivo que contém apenas texto e pode ser editado, incluindo linhas de bloqueio com os endereços a serem bloqueados.
Como na configuração de navegadores, esta é uma forma manual e individual, necessitando de tempo e acesso remoto ao dispositivo do colaborador em home office, além de também não possuir a possibilidade de configuração de horários de bloqueio.
Extensões de navegadores
Além de bloquear os sites, extensões podem filtrar resultados de busca nos principais navegadores de internet.
Uma forma bem eficaz e na grande maioria sem custo, é a instalação de extensões para esta finalidade.
Em alguns, é possível também definir horas e dias específicos que o site ficará bloqueado e também medir a quantidade de vezes que houve a tentativa de acessar o site.
Porém, como nas anteriores, necessita de instalação manual e individual, e também pode ser burlada por um usuário com conhecimentos básicos de tecnologia e internet.
Filtro DNS
O bloqueio DNS restringe o usuário a ter acesso a qualquer tipo de conteúdo, determinado pelo gestor. Normalmente, ferramentas de filtro DNS possuem diversas funcionalidades, possuindo soluções de segurança de dados completas, facilitando a definição do que deve ou não ser acessado pelos colaboradores.
Os benefícios do uso de um filtro de DNS para funcionários em home office são vários:
- Gerenciamento de toda a equipe remota em um só painel
- Aplicação de regras gerais e individuais sem a necessidade de configuração manual e individual de equipamentos
- Melhoria da produtividade e foco da equipe remota
- Segurança no acesso aos dados da empresa de forma remota
- Impossibilidade de burlar o sistema de bloqueio
- Acompanhamento de acessos e conexões em tempo real
- Definição de horários específicos de bloqueio
Mas há um porém. Nem todas as soluções do mercado contam com estas funcionalidades, principalmente, para equipes em home office.
Com a VPN Empresarial do Lumiun, é possível não só manter os dados da empresa seguros, mas fazer o gerenciamento dos acessos à internet de todos os funcionários, mesmo à distância.
Além disso, a solução tem suporte e interface intuitiva, 100% em português, com pagamento em moeda local (R$) com valor referente apenas ao número de usuários conectados, ou seja, é pago apenas pelo que realmente é utilizado.
Em um artigo aqui no blog, falamos mais detalhadamente sobre a VPN Empresarial, caso você queira se aprofundar no assunto, é uma boa leitura.
Conclusão
Se você ainda tem alguma dúvida do quão importante é bloquear sites de funcionários em home office, saiba que as vantagens vão muito além de manter o colaborador produtivo e sob observação. Os perigos da internet são incontáveis e grande maioria vêm de acessos de usuários leigos e despreparados.
Fico feliz se este artigo te ajudou de alguma forma a fazer o bloqueio de sites para funcionários em home office.
Até mais!
2 comentários
Comentários fechados